5 dicas importantes para acertar no marketing médico
E atrair mais pacientes para a sua clínica ou o seu consultório
Autor: Lemonade School
Foi-se o tempo em que médico não fazia publicidade, ou mesmo, divulgava seus serviços e atendimentos. Hoje em dia, com o crescimento cada vez mais acirrado de clínicas e consultórios, é imprescindível investir no marketing voltado para essa área, a fim de se destacar dentre tantos outros e obter o conhecimento do público.
Antes de iniciar qualquer ação de comunicação, no entanto, é preciso conhecer bem o código de ética da profissão, a fim de evitar anúncios sensacionalistas que possam confundir, enganar ou constranger o paciente.
PRESENÇA ONLINE
Quem sobrevive sem estar na internet? É importante começar com um bom planejamento digital, para ser encontrado nas buscas por palavras-chaves do seu meio.
Ter site simples e funcional, com uma boa navegabilidade, é outra dica para facilitar o contato com quem está interessado em agendar uma consulta.
Aliás, por falar nisso, disponibilizar um link ou uma ferramenta de marcação de horários na sua página é bem legal. Se conseguir chegar ao nível de desenvolver um app com igual propósito, melhor ainda!
QUE CONTEÚDO VOCÊ TEM?
Ele deve ser atualizado, instigante e atrativo - e você pode promovê-lo num blog linkado ao site, nas mídias sociais, em grupos dos quais faz parte e, inclusive, em e-mails-mkt enviados para o seu mailing de contatos. Temas voltados para a saúde ou mais especificamente, sua área de atuação, podem ser de grande interesse das pessoas, que começarão a te seguir para se manterem sempre informadas. Na hora da necessidade, pode apostar que elas se lembrarão de você!
REDES ESPECÍFICAS
Além das tradicionais redes nas quais é viável criar uma fanpage ou um perfil - como Facebook, Instagram e Twitter - é possível se cadastrar naquelas exclusivas para doutores, tipo a Ology ou a Doctors Way. (mas isso rende até outro post para o blog!).
O ATENDIMENTO É VOCÊ QUEM FAZ
E quanto mais personalizado, maior a fidelização. Um lembrete da data marcada via SMS ou WhatsApp, ou um pós-atendimento para tirar dúvidas, relembrar procedimentos ou resultados que utilizam tais canais são muito bem-vindos, obrigado! É só não exagerar na dose, para não se tornar invasivo.
BOCA A BOCA TAMBÉM É MARKETING
E um dos mais eficazes, diga-se de passagem! Se você implementar o passo a passo acima, sem se esquecer de prestar uma assistência sempre muito cordial e atenciosa - e treinar o restante da equipe para proceder assim - a recomendação por parte daqueles que te procuram estará praticamente garantida. Afinal de contas, quem não gosta de ser bem recepcionado e tratado, principalmente num momento de sensibilidade em função de alguma doença ou enfermidade?