top of page

Como 2020 impulsionou a IA

A Inteligência Artificial (IA) ocupa um espaço estratégico no grupo de tecnologias disruptivas da atualidade - mas acho que isso você já sabe, né? ;) Essa credibilidade vem acompanhada do uso de Machine Learning - análise de dados automatizada - e Deep Learning - uso de dados e criação de redes neurais - que garantem melhorias na tomada de decisões, aumento da automação e redução de erros. Show, hein?


Uma análise do desenvolvimento dos acontecimentos de 2020 e da forma como o mercado, através de tecnologias, acompanhou estas mudanças, torna possível criar previsões para o cenário de 2021 para a IA. Bora?


A pandemia originou novos modelos de rotinas e dinamizou diversas áreas do universo digital - mais do que nunca, o uso de ferramentas deste meio protagonizou jornadas de trabalho, atividades comerciais e momentos de lazer. Empresas de todos os tipos não tiveram escolha e, assim, se iniciou uma corrida pela digitalização, independente do mercado ou setor. Uma das tecnologias mais utilizadas foi a Inteligência Artificial, que tornou processos e serviços - internos ou externos - mais ágeis e assertivos, com a intenção de amenizar os impactos inesperados causados pela pandemia.


A valorização do uso de novas tecnologias como ferramentas de atuação no mercado pode ter sido impulsionada por um longo período de instabilidade em 2020, mas segundo projeções do setor, em 2021 esta tendência não deve diminuir. Um estudo global realizado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), em que mais de 350 profissionais da área - CIOs e CTOs de 5 países (Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido) - foram entrevistados, afirma: em 2021, a Inteligência Artificial e o Machine Learning atingirão grande destaque! Se liga!


Wilson Cardoso, membro do IEEE e head de soluções da Nokia na América Latina, comentou que "todas essas tecnologias já tinham um ritmo de evolução antes da pandemia. Mas ela trouxe uma aceleração da adoção dessas tecnologias e até uma quebra de paradigma dos usos". Este ritmo de demanda apresenta um novo desafio para 2021: a recuperação dos impactos causados pela pandemia implica no processo de estruturação de um formato híbrido de atividades remotas e presenciais.


O SAS (Statistical Analysis System) aponta que a digitalização continuará sendo uma peça-chave para os mais diversos desafios deste ano, sejam eles relacionados a tensões sociais, saúde, economia ou até mesmo ao meio ambiente. Através de interpretações do relatório IDC FutureScape: Worldwide Digital Transformation 2021 Predictions, a empresa levantou 3 previsões para 2021 ao redor da Inteligência Artificial: simplificação do processo de uso de nuvem para analytics, maior aceitação da IA por parte dos tomadores de decisões e uso de desenhos de negócios baseados em IA por organizações tradicionais.


Sem dúvidas 2020 foi um ano atípico e com acontecimentos que tornaram as atualizações tecnológicas mais necessárias do que nunca. Este novo ano guarda ainda mais oportunidades para o crescimento do uso da Inteligência Artificial e dará continuidade à necessidade de inovar e criar, cada vez mais, novas formas de interpretar e trabalhar com dados.



Fontes:

https://inforchannel.com.br/sas-aponta-principais-tendencias-em-analytics-e-inteligencia-artificial-para-2021/



Comments


PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
bottom of page