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Marketing de conteúdo é essencial!

Com o desenvolvimento de ferramentas digitais e a popularização da internet, percebemos, cada vez mais, novas estratégicas de marketing surgindo. Que o Marketing Digital deixou de ser uma tendência de mercado para se tornar um investimento indispensável na maioria das empresas você já sabe, certo? Hoje falaremos aqui do tal do Marketing de Conteúdo.


Este consiste em uma estratégia focada em engajar o público-alvo e crescer a rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante, valioso e voltado ao interesse de sua persona. Ele pode ser feito por meio de textos em blogs, e-books, vídeos, posts em redes sociais e até mesmo vídeos – que btw, estão muito em alta hoje em dia! #FicaADica ;)


Seguindo este raciocínio, é necessário um estudo aprofundado (caso você ainda não tenha) sobre o perfil (ou os perfis) do seu consumidor, por quais canais eles mais consomem e, ainda, qual é o tipo de conteúdo ideal para cada canal.


O Marketing de Conteúdo é, portanto, um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas provoca brand awareness, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da marca e, assim, impulsiona a geração de leads e de mais negócios. Ooou seja, a conversão acaba sendo uma consequência natural a longo prazo!


Esta estratégia é a melhor maneira de gerar tráfego orgânico para sua marca! Sendo bem executado, ele te permite depender cada vez menos de investimentos em mídia para atrair público para seu blog ou site, reduzindo assim o CAC (o Custo de Aquisição de Clientes).


Veja a seguir 5 casos de sucesso para se inspirar 😊


1. John Deere – The Furrow


A empresa John Deere, líder mundial na fabricação de equipamentos agrícolas e florestais, foi um dos primeiros casos já registrados de Marketing de Conteúdo! Em 1895, publicou uma revista chamada The Furrow, que não tinha o objetivo direto de vender produtos, mas ensinar sobre novas tecnologias e levar informações úteis a fazendeiros que buscavam aperfeiçoar seus negócios.


Essa estratégia inovadora foi tão assertiva que conquistou milhões de leitores, em centenas de países e, ainda, instigou e provocou muitas marcas a aderirem.


2. Red Bull


Além de todas as outras formas de promoção da marca, como o patrocínio de eventos, a empresa também é engajada em construir um bom Marketing de Conteúdo, investindo bastante em textos e vídeos no seu canal no YouTube.


A criação de conteúdo é tão forte para a marca, que em abril de 2007 foi fundada a Red Bull Media House, nada mais nada menos do que uma empresa de conteúdo da própria Red Bull. A primeira publicação foi uma revista, a Red Bull Bulletin, lançada em 2008.


Além das revistas, dos eventos e das redes sociais, a empresa de mídia lançou filmes e até gravações musicais em um estúdio com artistas licenciados. Desde 2018, o conteúdo criado pela marca já está presente em 178 países! :o


3. GoPro


A GoPro não vende apenas câmeras e acessórios. Em seu canal no YouTube, com mais de 10 milhões de inscritos, trabalha muito o conteúdo gerado pelo usuário. Os vídeos postados em suas redes sociais podem inspirar muitas pessoas que ainda estão na decisão de compra, vendo o que é possível fazer com o produto. O alto engajamento mostra como essa tática é eficiente. Os “GoPro lovers” adoram postar e taguear a marca, na expectativa de serem repostados.


Percebendo isso, a empresa introduziu o GoPro Awards, uma premiação para usuários da câmera, que podem enviar vídeos e competir em três categorias por prêmios em dinheiro. Além de ser uma forma de reter clientes e mantê-los engajados, também acaba transformando-os em embaixadores da marca. Genial!


4. Magazine Luiza


A Magazine Luiza, super atualizada e antenada em tendências, não ficou para trás quando falamos de Marketing de Conteúdo. O chamado Blog da Lu possui muito conteúdo com novidades sobre produtos, guias e notícias sobre comportamento e tecnologia. Todas essas informações atraem um público maior e geram uma percepção positiva sobre a marca.


Além disso, a gigante do varejo também é muito presente nas redes sociais e adota uma linguagem informal nas suas comunicações. Com o uso da Lu, avatar digital que interage com os clientes, a Magazine Luiza já esteve presente até mesmo no Tinder!!! OMG!


5. Hellman's


A Hellman’s, como muitas marcas de alimentos, cria conteúdo com receitas e dicas culinárias para chamar a atenção do público. Ao manter o blog e o canal no Youtube repleto de novidades, a empresa entrega um conteúdo de valor e incentiva o consumo do seu produto ao mesmo tempo. O engajamento é surpreendente!


Desde dicas simples até artigos mais complexos, passando por vídeos animados e entrevistas, entender os diversos formatos disponíveis em cada plataforma digital é muito importante! As redes sociais adoram quando seus usuários exploram tudo que é possível... no Instagram, por exemplo, é bacana utilizar posts comuns no feed, fotos e vídeos nos stories, reals, IGTV, destaques... e ainda aplicar quizzes, enquetes, caixinhas de pergunta, localização, gifs etc etc etc!!! São muuuitos artifícios... e usar todos eles ajuda muito na entrega das suas publicações ao seu target!


Para começar, o ideal é criar um cronograma mensal. Com ele, você determina os assuntos e os formatos de cada abordagem, explorando tudo que está ao seu alcance. Pesquise, compare, faça muitos benchmarks, inspire-se, use a sua criatividade e transmita muito conhecimento! Vai valer a pena, pode ter certeza ;)




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