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Tik Tok Don't Stop

O TikTok se consagrou, em 2019, como a quarta maior rede social do mundo! :o Ultrapassando o Facebook em número de downloads, atingiu a marca de 1,5 bilhão de usuários mensais, segundo estudo da Infobase Interativa. Frente à sua explosão, surge a pergunta: o que é o TikTok e por que ficou tão popular?

O TikTok é um aplicativo voltado exclusivamente para a gravação e publicação de vídeos curtos, que podem ter de 15 a 60 segundos. O app tem formato de rede social e os usuários podem seguir outros perfis, curtir, comentar e compartilhar publicações - até em outras redes sociais! Para enviar um vídeo aos amigos, é só clicar no ícone do WhatsApp, localizado ao lado direito do vídeo ou, então, no das outras redes sociais, como o Facebook (feed e messenger), Instagram (feed e stories) e Snapchat. Ai ai...

Os conteúdos desta rede social são exclusivamente vídeos curtos, geralmente com dublagens musicais, danças, clipes ou cenas de humor. Também é permitido gravar vídeos sem o recurso da dublagem, utilizando o áudio do microfone. O aplicativo oferece amplos recursos para editá-los, sendo possível incluir filtros, legendas, trilha sonora e gifs. O TikTok também conta com uma galeria imensa de efeitos gratuitos, que incluem jogos, memes, músicas, maquiagens e acessórios, tornando os vídeos mais interativos e divertidos. Será?

O app cresceu graças ao seu apelo para a viralização. Os usuários fazem desafios, reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas e fazem sátiras, que instigam o desejo pela participação da brincadeira — principalmente o público jovem. Os desafios criados pelos usuários não existiam em outras redes antes da criação do TikTok e, embora polêmicos, fazem com que muitas pessoas queiram aproveitar as novidades da plataforma.

Além disso, um dos grandes diferenciais do TikTok é, sem dúvida, o jeito que o aplicativo foi construído. A tela inicial não mostra somente os vídeos de pessoas que você segue ou indicadas pelos algoritmos com base nas interações de seus amigos, mas sim vídeos com as hashtags mais populares do momento, quer o autor deles seja famoso ou não. Essa possibilidade de visualização ajuda muito influencers amadores, o que contribui para a sua popularidade e o interesse de empresas em divulgar seus produtos através da rede. Se no Facebook e no Instagram já aparece conteúdo que não te interessa, imagine no TikTok!!! Ou será que é justamente este o mindset? :s

Outra novidade do aplicativo é a inclusão de moedas virtuais. Os usuários populares, com mais de 1000 seguidores, podem fazer transmissões ao vivo no TikTok e seus seguidores podem presenteá-los com as moedas virtuais chamadas “Rubies”, que são compradas no próprio app. Cada moeda enviada pode ser trocada por dinheiro de verdade, mas só é possível resgatar 50% das que foram enviadas durante lives no aplicativo. O resto vai para o próprio TikTok, para a Play Store ou, no caso do iOS, para a App Store.

E, agora, resta a dúvida que não quer calar: essa febre do TikTok vai durar?? Pensando que a lucratividade é o que faz um negócio girar e se manter no mercado, acredita-se que sim. Ainda não existem evidências do porquê esta rede social, tão acessada, possa perder sua relevância num curto prazo.

O app está disponível em 150 países e 75 idiomas. Na Índia, seu principal mercado, quase um terço da população já baixou. A mesma porcentagem se aplica aos Estados Unidos. Desses 500 milhões de usuários, cuja média de idade varia principalmente entre 16 e 24 anos, 90% visitam a rede social mais de uma vez por dia durante cerca de 52 minutos, o que equivale a um bilhão de vídeos vistos a cada 24 horas! E tudo isso transformou o TikTok numa máquina de fazer dinheiro: estima-se que a receita anual do aplicativo aumentou 521%! Oh God!

Já pararam para pensar que passamos de postagens “longas” em blogs para posts no Facebook? E de posts no Facebook para imagens com simples legendas no Instagram? E de simples imagens com legendas no Instagram para mais simples ainda vídeos no TikTok? Onde fica o conteúdo? Ou esse é o conteúdo das gerações Z e Alpha?

A relevância do TikTok ficou ainda mais evidente quando sua presença passou a preocupar outras redes sociais. O YouTube já planeja enfrentar a concorrência com o TikTok, criando um espaço para a produção e a publicação de vídeos curtos, intitulado YouTube Shorts. O Instagram incluiu o recurso Cenas em seus Stories para oferecer novas opções de edição de vídeos curtos na plataforma. O Google, por sua vez, anunciou o lançamento do Tangi, para que as pessoas criem e compartilhem tutoriais em vídeos de até 60 segundos. Já o Facebook lançou o Lasso, também para vídeos de dublagens e virais. É... o que o medo da concorrência não faz, não é mesmo? Mesmo gigantes como Facebook, Youtube e Google precisam se reinventar todos os dias!

Vendo esse movimento, temos que a atual receita de sucesso é baseada em vídeos curtos e música!!

O que você acha? Já entrou para esta moda??

FONTE:

https://canaltech.com.br/redes-sociais/tiktok-tudo-sobre/

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/11/o-que-e-tiktok-conheca-o-app-mais-baixado-que-instagram-e-facebook-nos-eua.ghtml

https://tecnoblog.net/337651/o-que-e-tiktok/

https://brasil.elpais.com/tecnologia/2020-01-19/o-lado-escuro-do-tiktok-a-rede-social-chinesa-dos-videos-curtos.html

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